Smart Tutor I.A

 

 

 

A GETEAD é uma das primeiras plataformas do mercado a disponibilizar para os alunos e professores uma ferramenta de interação com inteligência artificial, a Smart Tutor I.A

 

Vai deixar a sua instituição ficar de fora dessa revolução?
Conheça também nossa ferramenta LTI do Smart Tutor I.A e disponibilize no seu
ambiente virtual para alunos e professores. Saiba mais

 

O que seria o Aprendizado Inteligente?

Na educação, o aprendizado inteligente pode ser aplicado de várias maneiras. Por exemplo, os sistemas de aprendizagem automatizada podem analisar o desempenho dos alunos e adaptar o conteúdo do curso com base em suas necessidades individuais. Isso permite que os estudantes recebam um ensino personalizado, maximizando seu potencial de aprendizado.

Além disso, a aprendizagem inteligente pode ser usada para identificar áreas de dificuldade em um determinado tópico ou disciplina, permitindo que os professores forneçam intervenções direcionadas e específicas para ajudar os alunos a superar esses desafios.

 

A Inteligência artificial na Educação a Distância?

A IA(Inteligência Artificial) generativa é uma nova tecnologia que está mudando rapidamente a forma como aprendemos e ensinamos. Usando IA para gerar conteúdo novo e original, podemos criar novas oportunidades de aprendizado e treinamento. O ChatGPT é um exemplo de Generative AI e é um modelo de linguagem desenvolvido pela Open AI capaz de gerar texto semelhante ao humano. No contexto da educação a distância, o ChatGPT tem o potencial de revolucionar a forma como criamos, entregamos e consumimos conteúdos educacionais e a GETEAD não poderia ficar de fora desse novo marco.

 

O que é IA generativa e Smart Tutor I.A?

IA (Inteligência Artificial) generativa é um tipo de IA que gera novos conteúdos em vez de simplesmente processar informações existentes. Essa IA pode automatizar muitas tarefas normalmente executadas por humanos, incluindo escrever, traduzir e resumir textos. A Smart Tutor I.A é um exemplo de ponta de IA generativa treinada em um enorme corpus de texto para gerar texto com base na entrada que recebe. Isso o torna uma ferramenta ideal para eLearning, pois pode gerar conteúdo instrucional, avaliar o desempenho do aluno e facilitar o aprendizado por meio da conversação.

Tipos de conteúdo que a IA generativa pode criar: A IA generativa tem o potencial de criar muitos tipos diferentes de conteúdo, incluindo, entre outros:

  • Tutoriais: Pode gerar tutoriais passo a passo para alunos sobre qualquer assunto. 
  • Questionários: Pode gerar questionários para avaliar o desempenho do aluno e fornecer feedback. 
  • Resumos: Pode gerar resumos de conteúdo longo para facilitar a compreensão e retenção das informações pelos alunos. 
  • Perguntas e respostas: Pode gerar perguntas e respostas sobre qualquer assunto para facilitar o aprendizado por meio da conversa. 
  • Feedback personalizado: Pode fornecer feedback personalizado aos alunos com base em suas respostas e desempenho. 

 

Benefícios para os alunos

Alunos individuais podem usar o Smart Tutor I.A para explorar e aprender sobre qualquer assunto. Esse tipo de aprendizado autodirigido pode ser especialmente valioso para o conhecimento pessoal e o desenvolvimento de habilidades. Ao interagir com a Smart Tutor I.A , os alunos podem receber feedback imediato, fazer perguntas e receber respostas personalizadas para suas necessidades específicas. Essa interação com a Smart Tutor I.A pode ajudar os alunos a entender e reter melhor as informações que estão aprendendo.

 

Benefícios para autores de conteúdo e professores

Smart Tutor I.A pode gerar conteúdo instrucional para organizações de treinamento e autores de conteúdo de educação a distância . O autor pode usar a Smart Tutor I.A para gerar texto, revisá-lo, selecionar e editar o conteúdo e organizá-lo ou sequenciá-lo para o aluno. Isso permite que o autor economize tempo e recursos automatizando o processo de criação de conteúdo. Além disso, o autor pode garantir que o conteúdo seja instrucionalmente válido e atenda aos objetivos de negócios e de aprendizado da organização.

A versatilidade da Smart Tutor I.A é incomparável e suas aplicações em educação a distância são ilimitadas. Desde a geração de conteúdo baseado em texto até o fornecimento de experiências de aprendizado personalizadas, a Smart Tutor I.A é o futuro da educação a distância. Para aproveitar totalmente o poder da IA ​​generativa e do GPT, as organizações de treinamento devem fazer parceria com um provedor de soluções que ofereça soluções integradas de plataforma de aprendizado alimentadas por essa tecnologia. 

Ao incorporar a tecnologia Smart Tutor I.A em sua estratégia de educação a distância, você pode oferecer aos alunos experiências de aprendizado personalizadas e envolventes que geram resultados e proporcionam sucesso a longo prazo.

 

Alguns exemplos de Interação com a Smart Tutor I.A

EXEMPLO 1: 

Olá, Explique o conceito de m.m.c

Olá! O conceito de m.m.c (mínimo múltiplo comum) é utilizado na matemática para encontrar o menor número que é múltiplo comum a dois ou mais números.
Para entender melhor, vamos considerar dois números, por exemplo, 4 e 6. O m.m.c entre esses dois números é o menor número que é divisível por ambos.
Para encontrar o m.m.c, podemos listar os múltiplos de cada número e encontrar o menor número que aparece nas duas listas.
No caso de 4, os múltiplos são: 4, 8, 12, 16, 20, 24, 28, 32, 36, 40, …
No caso de 6, os múltiplos são: 6, 12, 18, 24, 30, 36, 42, 48, 54, 60, …
Podemos observar que o menor número que aparece nas duas listas é o 12. Portanto, o m.m.c entre 4 e 6 é igual a 12.
Esse conceito é muito útil em diversos problemas matemáticos, como frações, equações e operações com números inteiros.

poderia me dar um exemplo de m.m.c?

Claro! O M.M.C (Mínimo Múltiplo Comum) é o menor múltiplo comum entre dois ou mais números.
Vou te dar um exemplo: Vamos encontrar o M.M.C entre os números 4 e 6. Múltiplos de 4: 4, 8, 12, 16, 20, 24, 28, 32, 36, 40, …
Múltiplos de 6: 6, 12, 18, 24, 30, 36, 42, …
Podemos ver que o primeiro múltiplo em comum entre 4 e 6 é 12. Portanto, o M.M.C entre 4 e 6 é igual a 12.
Espero que isso tenha te ajudado!

 

 

EXEMPLO 2:

Qual é a história de Jorge Amado?

Jorge Amado foi um renomado escritor brasileiro, nascido em 10 de agosto de 1912, na cidade de Itabuna, Bahia, e falecido em 6 de agosto de 2001, em Salvador, Bahia. Sua obra é marcada pela representação da cultura e do povo brasileiro, principalmente do Nordeste.

Amado iniciou sua carreira literária na década de 1930, com a publicação do romance “O País do Carnaval” (1931), que retrata a vida boêmia e os conflitos existenciais de um jovem baiano que retorna ao Brasil após uma temporada na Europa. A partir desse momento, o autor se dedicou a escrever sobre a realidade social e política do país, abordando temas como a luta dos trabalhadores, a desigualdade social e a resistência cultural.

Uma das obras mais conhecidas de Jorge Amado é “Gabriela, Cravo e Canela” (1958), que conta a história de Gabriela, uma jovem retirante que se torna cozinheira em Ilhéus, cidade do sul da Bahia. O romance retrata a vida na região cacaueira, as relações de poder e a sensualidade da personagem principal.

Outras obras importantes de Amado incluem “Dona Flor e Seus Dois Maridos” (1966), que narra a história de Dona Flor, uma mulher que se casa com um homem conservador e, após sua morte, se casa com um homem boêmio; “Tieta do Agreste” (1977), que conta a história de Tieta, uma mulher que retorna à sua cidade natal após anos de ausência, causando polêmica e despertando paixões; e “Tenda dos Milagres” (1969), que aborda a temática do sincretismo religioso e a luta contra o preconceito racial.

Ao longo de sua carreira, Jorge Amado recebeu diversos prêmios e reconhecimentos, tanto no Brasil quanto no exterior. Sua obra foi traduzida para mais de 50 idiomas e adaptada para o cinema e a televisão. Além disso, o escritor foi membro da Academia Brasileira de Letras e atuou como político, sendo eleito deputado federal pelo Partido Comunista Brasileiro.

A história de Jorge Amado é marcada por sua contribuição para a literatura brasileira, por sua defesa dos direitos humanos e por sua representação da cultura e do povo brasileiro, especialmente do Nordeste. Sua obra continua sendo lida e estudada até os dias de hoje, sendo considerado um dos maiores escritores do país.”

Poderia me dar um resumo de um livro de Jorge Amado?

“Claro! Um dos livros mais famosos de Jorge Amado é “Gabriela, Cravo e Canela“. A história se passa na cidade fictícia de Ilhéus, na Bahia, durante os anos 1920. O enredo gira em torno de Gabriela, uma jovem retirante que chega à cidade em busca de trabalho.

Gabriela é uma mulher bonita, sensual e de origem humilde. Ela acaba sendo contratada como cozinheira na casa de Nacib, um sírio dono do bar mais famoso da cidade. Nacib se apaixona por Gabriela e eles iniciam um relacionamento, mesmo com as diferenças culturais e sociais.

A trama se desenvolve com a chegada de Mundinho Falcão, um jovem idealista que deseja modernizar a cidade e lutar contra a corrupção. Ele se apaixona por Malvina, uma mulher rica e influente, mas também se envolve com Gabriela.

Ao longo da história, Jorge Amado retrata a vida na cidade de Ilhéus, com suas disputas políticas, a exploração do cacau e a luta dos trabalhadores. O livro aborda temas como amor, poder, tradição e liberdade, além de explorar a sensualidade e a força feminina de Gabriela.

Gabriela, Cravo e Canela” é considerado um clássico da literatura brasileira, sendo adaptado para a televisão e o cinema. A obra de Jorge Amado é conhecida por retratar a cultura e as tradições do povo baiano, além de abordar questões sociais e políticas do Brasil.”

 

Exemplo 3:

Forneça exemplos de planos de aula para o assunto biologia básica.

“Plano de aula 1: Introdução à Biologia Celular

Objetivo: Introduzir os conceitos básicos da Biologia Celular aos alunos.

1. Aquecimento (10 minutos):
– Exibir uma imagem de uma célula e pedir aos alunos que descrevam o que veem.
– Fazer perguntas sobre o tamanho, forma e estruturas presentes na célula.

2. Introdução (15 minutos):
– Explicar o que é Biologia Celular e sua importância no estudo da vida.
– Apresentar os principais cientistas que contribuíram para o desenvolvimento da Biologia Celular.

3. Estrutura celular (30 minutos):
– Apresentar os diferentes tipos de células (procariontes e eucariontes) e suas principais características.
– Mostrar imagens e diagramas das estruturas celulares, como membrana plasmática, núcleo, citoplasma, mitocôndrias, etc.
– Discutir a função de cada estrutura celular.

4. Atividade prática (20 minutos):
– Dividir a turma em grupos e fornecer microscópios e lâminas com amostras de células.
– Pedir aos alunos que observem as células ao microscópio e desenhem o que veem.
– Incentivar a discussão em grupo sobre as características observadas.

5. Conclusão (10 minutos):
– Recapitular os principais pontos abordados na aula.
– Fazer uma breve discussão sobre a importância do estudo da Biologia Celular para a compreensão dos processos biológicos.

Plano de aula 2: Introdução à Genética

Objetivo: Apresentar os conceitos básicos de Genética aos alunos.

1. Aquecimento (10 minutos):
– Fazer uma revisão rápida sobre a estrutura do DNA e sua importância na hereditariedade.

2. Introdução (15 minutos):
– Explicar o que é Genética e sua importância no estudo da hereditariedade.
– Apresentar os principais cientistas que contribuíram para o desenvolvimento da Genética.

3. Leis de Mendel (30 minutos):
– Apresentar as leis de Mendel e como elas explicam a herança genética.
– Fazer exemplos práticos de cruzamentos genéticos e mostrar como determinar a probabilidade de ocorrência de determinados fenótipos.

4. Atividade prática (20 minutos):
– Dividir a turma em grupos e fornecer problemas de genética para serem resolvidos.
– Pedir aos alunos que apliquem as leis de Mendel para resolver os problemas.
– Incentivar a discussão em grupo sobre as soluções encontradas.

5. Conclusão (10 minutos):
– Recapitular os principais pontos abordados na aula.
– Fazer uma breve discussão sobre a importância da Genética na compreensão da hereditariedade e na aplicação em áreas como a medicina e a agricultura.”

 

EXEMPLO 4:

Forneça atividades relacionadas a biologia básica para alunos de serie 8

“1. Observação de células ao microscópio: os alunos podem coletar amostras de células de diferentes tecidos (como cebola, bochecha, folhas de plantas) e observá-las ao microscópio para identificar suas estruturas básicas.
2. Estudo da reprodução de plantas: os alunos podem aprender sobre a reprodução de plantas através da germinação de sementes. Eles podem plantar sementes de diferentes plantas e acompanhar seu crescimento ao longo do tempo.
3. Identificação de diferentes tipos de folhas: os alunos podem coletar folhas de diferentes plantas e aprender a identificar suas características básicas, como forma, margem e veias.
4. Estudo da cadeia alimentar: os alunos podem pesquisar e montar uma cadeia alimentar simples, identificando os diferentes níveis tróficos e as relações entre os organismos.
5. Observação de diferentes tipos de células sanguíneas: os alunos podem observar diferentes tipos de células sanguíneas ao microscópio, como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas, e aprender sobre suas funções no corpo humano.
6. Estudo da respiração: os alunos podem realizar experimentos simples para entender como ocorre a respiração em seres vivos, como a observação da produção de dióxido de carbono durante a respiração de leveduras.
7. Identificação de diferentes tipos de animais: os alunos podem pesquisar e identificar diferentes grupos de animais, como vertebrados e invertebrados, e aprender sobre suas características básicas.
8. Estudo da fotossíntese: os alunos podem realizar experimentos para entender como ocorre a fotossíntese em plantas, como a observação da produção de oxigênio durante a exposição de plantas à luz.
9. Observação de diferentes tipos de células vegetais: os alunos podem coletar amostras de diferentes partes de plantas, como raízes, caules e folhas, e observar as células vegetais ao microscópio para identificar suas estruturas básicas.
10. Estudo da genética básica: os alunos podem aprender sobre os conceitos básicos de genética, como hereditariedade e cruzamentos, através de atividades práticas, como a construção de árvores genealógicas de características familiares.”

 

Forneça atividades relacionadas a biologia básica para alunos de serie 5

“1. Observação de células vegetais e animais ao microscópio.
2. Identificação de diferentes tipos de folhas e suas características.
3. Estudo do ciclo de vida de uma borboleta, desde o ovo até a fase adulta.
4. Montagem de um terrário para observar o ciclo da água e o crescimento de plantas.
5. Observação de diferentes tipos de sementes e sua germinação.
6. Identificação de diferentes tipos de animais e suas características.
7. Estudo do sistema digestório, através da simulação da digestão de alimentos.
8. Observação de diferentes tipos de rochas e minerais.
9. Estudo do sistema respiratório, através de atividades que envolvam a respiração.
10. Identificação de diferentes tipos de flores e sua reprodução.
11. Observação de diferentes tipos de insetos e sua importância para o ecossistema.
12. Estudo do sistema circulatório, através da simulação da circulação sanguínea.
13. Identificação de diferentes tipos de aves e sua adaptação ao voo.
14. Observação de diferentes tipos de peixes e sua adaptação ao ambiente aquático.
15. Estudo do sistema nervoso, através de atividades que envolvam os sentidos.
16. Identificação de diferentes tipos de mamíferos e sua adaptação ao ambiente terrestre.
17. Observação de diferentes tipos de répteis e sua adaptação ao ambiente.
18. Estudo do sistema excretor, através da simulação da filtragem do sangue.
19. Identificação de diferentes tipos de anfíbios e sua adaptação ao ambiente aquático e terrestre.
20. Observação de diferentes tipos de fungos e sua importância para o ecossistema.”

 

EXEMPLO 5:

Escreva uma nota de agradecimento ao aluno Carlos Eduardo por fazer a entrega no prazo do trabalho final e por ter tirado a nota 10.

“Caro aluno Carlos Eduardo,

Gostaríamos de expressar nossa sincera gratidão e reconhecimento pelo seu comprometimento e dedicação ao fazer a entrega do trabalho final dentro do prazo estabelecido. Além disso, ficamos extremamente satisfeitos ao constatar que você obteve a nota máxima, um 10, pelo seu excelente desempenho.

Sua postura exemplar e responsável demonstra o seu compromisso com a qualidade do trabalho acadêmico e com o cumprimento das obrigações estabelecidas. É gratificante ver um aluno como você se destacando e alcançando resultados tão positivos.

Agradecemos por sua contribuição para o bom andamento do curso e por ser um exemplo a ser seguido pelos demais colegas. Seu empenho e dedicação são inspiradores e nos motivam a continuar oferecendo um ensino de qualidade.

Parabéns pelo seu sucesso e por sua conquista! Desejamos que você continue trilhando um caminho de excelência em seus estudos e em sua vida profissional.

Mais uma vez, agradecemos por sua entrega no prazo do trabalho final e por ter tirado a nota máxima. Continue assim, pois temos certeza de que você alcançará grandes realizações.

Atenciosamente,

[Seu nome]”

 

EXEMPLO 6:

traduza para o espanhol o texto Um dos livros mais famosos de Jorge Amado é “Gabriela, Cravo e Canela“. A história se passa na cidade fictícia de Ilhéus, na Bahia, durante os anos 1920. O enredo gira em torno de Gabriela, uma jovem retirante que chega à cidade em busca de trabalho.

“Uno de los libros más famosos de Jorge Amado es “Gabriela, Clavo y Canela”. La historia se desarrolla en la ciudad ficticia de Ilhéus, en Bahía, durante los años 1920. El argumento gira en torno a Gabriela, una joven migrante que llega a la ciudad en busca de trabajo.”